Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

• MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO – HISTÓRIA DO QUADRO

Pe. José Edilson

O quadro milagroso que hoje veneramos sob o título de “Mãe do Perpétuo Socorro” tem sua origem na ilha de Creta, na Grécia, onde pelos anos de 1350, já tinha inúmeros veneradores. É um ícone que expressa Maria com o Menino Jesus, agarrado a sua mão ao ver a cruz.
        No ano de 1497, um negociante roubou o quadro e levou para vendê-lo. Na viagem para Roma, o mar tempestuoso quase tragou a embarcação, sendo salvos todos, graças à proteção de Nossa Senhora, cujo quadro estava no navio.
        Chegando a Roma, aquele negociante não quis vender o quadro e, na hora da morte encomendou a um amigo que o colocasse em uma igreja para ser venerado publicamente.
        O amigo confidente, depois da morte do negociante não cumpriu o prometido. Nossa Senhora, então, lhe apareceu várias vezes em sonhos, pedindo que aquele quadro fosse colocado em um lugar mais digno. Influenciado pela esposa, ele não atendeu o pedido da Ssma. Virgem e veio a falecer.
        Outra vez apareceu Nossa Senhora. Agora à filha mais nova daquele  casa, pedindo para aquele quadro ser venerado na Igreja de são Mateus em Roma. Se não atendessem a seus pedidos, todos iriam morrer.
        Então, no dia 27 de março de 149, uma aparatosa e piedosa procissão conduziu o quadro até a Igreja de São Mateus em Roma. A sagrada imagem foi colocada no altar-mor, onde então começara a acontecer grandiosos milagres por intercessão de Nossa Senhora, venerada naquele quadro.
        Na época da Revolução Francesa e guerras napoleônicas, muitos santuários foram devastados e a Igreja de São Mateus foi destruída. O quadro foi levado por alguns padres agostinianos e ficou guardado até 1866, quando o Beato Pio IX o entregou à guarda dos Padres Redentoristas, residentes na Igreja de Santo Afonso na Via Merulana, entre as Basílicas de São João de Latrão e Santa Maria Maior, onde antes havia a Igreja de São Mateus. Desde este tempo, Maria Santíssima tem operado muitos milagres por sua intercessão sob o título de N. Sra. do Perpétuo Socorro. São muitas as conversões, curas, confortos espirituais e temporais, enfim, graças em abundância que os fiéis recebem quando recorrem àquela que é o canal de todas as graças. E Maria Santíssima continua socorrendo não apenas em alguns momentos, mas sempre em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, pois é a Mãe do Perpétuo Socorro.

Celebramos sua festa em 27 de junho.