Igreja Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro e
São Judas Tadeu

Diocese de Nova Iguaçu

Missa na forma
antiga do
Rito Romano

Administração Apostolica
São João Maria Vianney

arabesco
Brasão da Cruzada Eucarística Infantil

Cruzada Eucarística Infantil

A Cruzada Eucarística Infantil é um movimento que busca despertar e fortalecer a devoção à Sagrada Eucaristia no coração das crianças participantes. Sua espiritualidade e carisma podem ser encontrados, de forma condensada, em seu lema: REZA! COMUNGA! SACRIFICA-TE! SÊ APÓSTOLO! É uma efetiva Cruzada, que tem por objetivo conquistar todo o mundo para Nosso Senhor. Suas armas ofensivas são as obras listadas no lema, e a defensiva é o escudo da fé.

Crianças na missa

Tendo o Papa São Pio X tanto feito por incentivar a recepção da primeira comunhão pelas crianças tão cedo quanto possível, estimulando também as comunhões frequentes como meio de santificação para todo o povo católico, iniciou-se no início do século XX um movimento para associar as comunhões feitas pelas crianças às suas orações e atos de sacrifício e apostolado, num único tesouro espiritual a ser dedicado ao Santo Padre para que, por meio deste que é sinal visível da unidade da Igreja, Nosso Senhor aplicasse os méritos obtidos pelos Cruzados à mesma Igreja, conforme sua divina vontade.

Cruzados 2025

Em nossa Igreja, a Cruzada Eucarística Infantil mantém exatamente estes propósitos originais, levando em conta as necessidades e desafios da vida nos dias de hoje. Para isso conta com a direção do Padre Rafael Lugão de Carvalho, auxiliado por uma equipe multidisciplinar de catequistas leigos convidados. A Cruzada Eucarística se reúne ao menos uma vez por mês para catequeses sobre temas como as Sagradas Escrituras, a história e estrutura da Santa Igreja, doutrina da fé, da moral, a vida dos santos e a imitação de seus exemplos, entre outros. Há também recolhimentos espirituais e retiros periódicos e a participação uniformizada nas Santas Missas.

Recolhimento espiritual infantil

Há, entre os Cruzados, a distinção entre Simpatizantes, Aspirantes e Cruzados (equivalente à gradação Pajens/ Cruzados / Cavaleiros), que não é honraria nem nivelamento hierárquico, mas reflete — através da insígnia que lhes é própria, a fita amarela com medalha — a participação das crianças na vida da Igreja, seu amadurecimento e respectivos frutos deste processo. A Cruzada anela por formar de cada criança alistada em suas fileiras cristãos bons e valorosos, que por sua simples presença tornam melhor este mundo passageiro e o santificam pelas obras com que manifestam sua bravura que nasce de sua pertença, já aqui e agora, à grande Pátria espiritual de todo católico, que é o céu.